sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hospital ou Feira?

Por Jr. Balby

O ATO MÉDICO ganhou força nas redes sociais. Mas, uma triste constatação: pouca gente sabe ou confunde "o que é" o Ato Médico.
Simplesmente, é um projeto de Lei para regulamentar as atividades que são ou não médicas. Simples, não? Regulamentação, Lei. Só isso.
Pense bem: porque não regulamentar em forma de Lei uma profissão que cuida de vidas? Da sua vida? Como projeto de Lei, cada item será revisado até a redação final, para saber quais SÃO ou NÃO as atribuições de um e outro profissional de saúde.
Muita gente está confundindo regulamentação com "monopólio" da medicina. Não fiquem preocupados, o médico não vai sentar ao lado do paciente no divã e fazer a função do psicólogo. Nem vai para a sala de fisioterapia no pós-operatório substituir o fisioterapeuta. Mas, será motivo de preocupação, se o psicólogo ou o fisioterapeuta quiserem receitar remédios, como exemplos básicos. Regulamentação. Nada mais. Toda profissão deveria ter.
Um bom lembrete do que significa a importância de instituir regras é o debate do "ser" jornalista: todo brasileiro, que sabia ler e escrever, achava que já era jornalista. Agora, veja, em um país de poucos leitores, quem tiver um lápis sabe fazer reportagem? E quem disse que realmente a maioria do povo sabe ler? Ler não é só saber juntar as letrinhas, é interpretá-las também. O que dirá fazer reportagens. O chamado "ser" jornalista.
Sem regulamentação, a bola de neve só tem a aumentar. Daqui a pouco, açougueiro vai para a sala de cirurgia dizendo que é médico, só porque sabe cortar carne. O hospital vai virar feira livre? Este é o, verdadeiro, significado do "ser contra o Ato Médico". Quem quiser contribuir com o projeto de Lei, pode se juntar ao respectivo Conselho Federal e, juntos, podem lutar por aquilo que acreditam ser da sua função e não do médico. Agora, dizer que é "contra" o Ato Médico é, no mínimo, falta de leitura e/ou de interpretação de texto. Assim, não podem ser nem médicos, nem jornalistas.

Saiba mais sobre Ato Médico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_m%C3%A9dico

OBSERVAÇÃO

CLICK NAS IMAGENS PARA LER, NA ÍNTEGRA, AS PEÇAS.


EMAIL: jrbalby@gmail.com